quinta-feira, setembro 29, 2005

Mudanças



Mudar é bom! Assusta, mexe com tudo, desarruma-nos um bocadinho a vida, e por isso mete-nos medo. Estou a fazer mudanças ... de escritório, mas também de vida. Porque isto de mudarmos de cenário leva-nos a outros horizontes interiores, também.
Tudo isto para vos dizer que provavelmente vou estar ausente durante uns tempos (novos nºs de telefone, novas ligações na net, etc....). Durante esse tempo, façam um favor a vocês mesmos, e procurem as boas notícias. Elas estão sempre lá. Em letras pequeninas, em cantinhos mais recônditos, mas se os vossos olhos as procurarem, acabam por encontrar.
E mudem! Mudem de penteado. Mudem de trajecto. Mudem de pasta dos dentes. Mudem de roupa. Mudem de estilo. Mudem de local de almoço. Mudem de passeio .... mas mudem. Dêem a vocês mesmos uma oportunidade de mudar para melhor!

Primeira imagem de lula gigante
Jovens cientistas premiadas
Portugal sobe duas posições no 'ranking' da competitividade
Vinhos portugueses premiados

terça-feira, setembro 27, 2005

Regresso a Casa


Chegar a casa é bom!
Sacudir os restos do dia no tapete da entrada, atirar com as chatices juntamente coma mala ou as chaves, para cima de uma mesa, ver-se livre das preocupações ao mesmo tempo que se atira com os sapatos para um canto ... é booommmm e devia ser saboreado e celebrado todos os dias com alguma pompa e circunstância! Que bom seria conseguirmos deter-nos por uns segundos antes de deixar que o inevitável quotidiano dos jantares, dos banhos das crianças, dos trabalhos de casa, das limpezas, arrumações e engomados invadam por completo as horas finais do dia, e gozar o simples prazer de regressar a casa. Parece impossível, mas se calhar não é tanto assim! Preparar uma bebida, mesmo que não seja alcoólica, é logo coisa que dá ar de festa e de momento mais especial. Depois basta aguentar as crianças no quarto durante uns 3 minutos (quem sabe, inventar-lhes um ritual de regresso a casa só para elas?), regressar à sala, pegar no copo, pôr uma música envolvente, baixar as luzes, acender uma vela, sentar no sofá e gozar os minutos da música um a um, lenta e saborosamente ... Finda a música, toca então a avançar para os mil e um afazeres, de volta às luzes nuas e crúas, ao frigorífico e às compras que é preciso arrumar, e a todas essas mil coisas que ainda há por fazer. Mas entretanto, aqueles minutinhos e o prazer que deles conseguiu tirar, esses, já ninguém lhe rouba!

Museus e palácios com entradas gratuitas hoje

Decisão da Volskwagen não ameaça Autoeuropa
Mariza esgota Carnegie Hall
Volta a Portugal dos Livros arrancou ontem

segunda-feira, setembro 26, 2005

Visitas

Ontem, domingo, fui a casa de uma amiga que já não via há séculos, entregar uns presentes de aniversário que andavam por minha casa a ganhar pó desde o princípio do Verão. E, de repente, dei por mim a recordar as antigamente habituais ‘visitas de domingo’. Sim, porque antigamente, quando o lazer ainda não era uma cultura, e o ócio era coisa muito pouco bem vista, os domingos eram recheados de rituais que lhes dessem utilidade. De manhã, a missa e as visitas ao cemitério. De tarde apanhava-se o eléctrico ou o autocarro e ia-se a casa de familiares ou amigos de longa data, beber um cházinho e actualizar as fofocas (sim porque nesses tempos falar ao telefone era considerado um luxo e estar horas à conversa era absolutamente impensável!). Se alguém, ainda que remotamente conhecido, se encontrava hospitalizado, impunha-se uma visita, acompanhada de uns bolinhos ou umas flores, para não parecer mal. E quando alguma vizinha mais velhota e sem família era internada num lar lá se acrescentava nova obrigação à lista de afazeres das tardes de domingo. Confesso que nessa altura, quando era miúda, não achava graça nenhuma a estas visitas de domingo. E que me chateava que nem um perú nas salas dessas tias velhas onde as bolachas Maria pareciam cheirar sempre a mofo, e eu não tinha absolutamente nada para fazer.
Mas tem graça, e sabe bem, relembrar esses tempos e esses ritmos, enquanto se repete a cena na actualidade, muito mais depressa, durante muito menos tempo, e com o enorme alívio de ser por puro prazer e não por obrigação!

Perdão histórico das dívidas dos países mais pobres
IRA termina desarmamento
Menos mortos nas estradas com o novo código
CP oferece viagens no Porto
Fábrica criará 250 empregos no Cartaxo
Bombardier exporta a partir do Porto

Miguel Falabella entrevistado por Ana Sousa Dias na 2





sexta-feira, setembro 23, 2005

Thank God it's Friday

Se há coisa que detesto é esta mania nacional de encarar os cinco dias da semana como o prazo que nos separa do próximo fim de semana. É como se apenas vivessemos verdadeiramente durante dois dias e tivessemos que suportar estoicamente os outros cinco dias, com o mesmo espírito fatalista que nos leva a encolher os ombros perante a corrupção generalizada, a impunidade de certos e determinados políticos e figuras públicas, a má educação com que nos atendem em quase todo o lado, etc.
Talvez por já não ser tão nova assim, faz-me confusão esta ânsia do depois de depois de amanhã, este ter sempre os olhos postos na linha do horizonte sem olhar o que temos por perto. E lembro-me, sempre que oiço os locutores da Mega dizerem que ‘já só faltam 3 dias para sexta feira’, que não há grande diferença entre isso e dizer ‘já só faltam vinte anos para serem uns cotas cansados, rabujentos e chatos como a potassa’.
Comentários aparte, e porque a minha missão é mesmo falar de coisas boas, a sexta feira não é um dia como os outros. Mais do que os próprios dias do fim-de-semana, ela é o dia que tudo promete, o dia que encerra todas as possibilidades, todos os sonhos, todas as expectativas.
Começa logo ao acordar - ‘amanhã vou poder dormir até tarde, sem despertador!’- continua durante o dia de trabalho - ‘este já está, segunda feira pego noutro projecto’ ou ‘ para a semana vemos isso’ ou ‘marcamos a reunião para a semana’- e segue num crescendo até ao momento em que o dia de trabalho ou as aulas terminam, e começam os encontros com os amigos, os jantares em casa ou no restaurantezinho fantástico que alguém descobriu, o cinema, o espectáculo, os copos no bar que está a dar, a noite na discoteca ... e por aí fora!
E, como bónus, se por acaso a noite até não for assim muito especial, ou as coisas não correrem como previsto, fica ainda a esperança de sábado e a sua noite igualmente longa, onde tudo pode ainda acontecer, ou o dia de domingo que ainda dá para fazer tanta coisa!
Hoje é sexta feira! Aproveitem bem!!!!

Europa festeja hoje os cientistas
Maratona da série '24' na 2
O Mo MA e suas obras ao alcance de um clique
Dia do Turismo assinalado com entradas grátis em museus
Governo revela regulamento de apoios às artes para a semana

quinta-feira, setembro 22, 2005

Hoje começa o Outono

O casaco que já não se dispensa ao fim da tarde. As folhas que começam a cair. O cheiro das primeiras chuvas. O sol que se vai embora mais cedo. O regresso a casa. O Minho a cobrir-se de vermelho. Os tractores da vindima a entupir o trânsito. O jardim a mudar de cores. As marés vivas. O regresso dos amigos. Novos projectos a pôr em prática. As cores e os tecidos quentes e fofos. Os cadernos novinhos em folha. O regresso do édredon. Fazer grandes montes de folhas e saltar-lhes em cima... Hoje é o primeiro dia de Outono. Embora aproveitar bem as coisas boas que vêm com ele?

Uma rede de água exemplar em terra de muitas secas
Porto - Projecto para recuperar a Sé
Beja Sénior reúne centenas de idosos
As noites das antiguidades
Terminar o dia com prazer
Outono começa hoje às 22h23
Governo vai alterar Imposto Automóvel
Algarve - Exposição sobre espécies ameaçadas no Zoomarine
Lido no horadapausa e a merecer a visita dos apreciadores das delícias nipónicas (que, ainda por cima prometem levar a casa):
www.xuxihome.com

terça-feira, setembro 20, 2005

O dia em boas notícias!

Isto de começar a semana à terça está-se a tornar um hábito. Se o motivo não fosse excesso de trabalho à segunda feira até propunha apresentarmos uma petição à Assembleia da República
nesse sentido, mas neste caso ... não me parece!
Sim, sou crescida, verdadeiramente crescida ... tão crescida que até me lembro das primeiras gargalhadas com o 'Fawlty Towers'... há 3o anos! E que gargalhadas!!!
Quem conhece sabe bem do que estou a falar ... o melhor do melhor humor britânico, com personagens fabulosos, timings perfeitos, expressões e trocadilhos memoráveis, tudo o que é preciso para ficar na história do humor, do muito bom humor!
Quem não conhece, não pode perder! Há-de haver em DVD, há-de voltar a dar na Sic Comédia ou noutra televisão qualquer, há-de andar pela internet, mas é total e absolutamente imperdível!

Braga - População jovem e turismo rural
Cientista sueco nega subida do nível do mar
Para Rede abre em África
Lisboa - Galerias Romanas abertas três dias
'Fawlty Towers' festeja 30 anos
Aprender, brincar e evoluir
Leitura juvenil pode ser orientada a partir da Net

quinta-feira, setembro 15, 2005

Quatro para Quinta

Apenas quatro boas notícias para esta quinta-feira! Que pena! Sempre que parece que a coisa se está a compor e consigo fazer um post com cinco, ou seis, ou sete boas notícias, logo a seguir vejo-me aflita para conseguir colocar aqui qualquer coisinha ...! Mas também, nunca imaginei que isto de olhar o mundo pela positiva, particularmente no nosso país, fosse propriamente coisa fácil!
Das notícias de hoje não posso deixar de comentar a última que só está aqui para percebermos que não é só em Portugal que certas e determinadas coisas acontecem! Nesta notícia são apresentados os resultados de uma pesquisa mundial para avaliar a percepção dos cidadãos face ao poder. Confesso que se, por um lado, não me espanta este desfasamento brutal entre a realidade governativa e a vontade dos cidadãos, é impossível não questionar o porquê desta situação, já que estamos maioritariamente a falar de países ditos desenvolvidos e democratas, com eleições livres.
Parece que no Mundo inteiro resolveu virar-se de costas para a política, e deixar pura e simplesmente andar o barco ... e isso é preocupante porque a partir de determinada altura pode vir a ser impossível controlar quem está aos comandos !

Augusto Pinochet perde imunidade
Medicamentos mais baratos 6% a partir de hoje
Terapia com realidade virtual no Hospital Júlio de Matos
Maioria em todo o mundo não se revê nos seus governos

quarta-feira, setembro 14, 2005

Um dia para empregar bem!

Hoje é um dia para empregar da melhor forma! Reparem nos postos de trabalho criados ... e tudo num só dia (era bom, não era?)!
Brincadeiras à parte, sempre são uns empurrõezitos para a coisa avançar (e tenho que morder a língua para não falar no pessoal que vive à conta do subsídio de desemprego, e outras posturas nacionais face ao trabalho, igualmente curiosas e devastadoras ....)!
Quanto ao Dia Mundial sem Carros, tenho a maior pena que se tenha deixado de lado a iniciativa levada à séria, como foi no primeiríssimo ano. Ainda hoje tenho na memória a Fontes Pereira de Melo meio deserta, apenas povoada por bicicletas e uma ou outra carroça, e o ar sorridente e festivo da maior parte das pessoas que se cruzavam na rua, no metro, nos autocarros ...
Pena foi que o monte de idiotas que resolveu aproveitar o dia para fazer umas fériazitas à pala da desculpa das dificuldades de deslocação tenham inviabilizado a repetição da experiência, ou a tenham feito passar para fins-de-semana em que ninguém dá por nada.
Embora os resultados económicos de um dia menos produtivo não sejam muito recomendáveis, os resultados para a moral colectiva seriam certamente positivos - é sempre bom sentir que colectivamente somos capazes de fazer algo, nem que seja simplesmente deixar o carro à porta de casa!

Fábrica de aviões agita Alentejo
ICEP pede a empresários para dinamizar exportações
Automóveis Nova fábrica cria 191 empregos
Distribuição criou 2000 empregos
Dia sem carros: alternativa ao automóvel para 22 de Setembro

terça-feira, setembro 13, 2005

Coisas boas para ler!

Embora a semana não comece propriamente hoje, o facto é que não se pode dizer que comece mal! Uma listinha apreciável de notícias agradáveis e interessantes para encorajar o belo do pensamento positivo que nos há-de levar mais longe, se nós (com ou sem a ajuda de Deus) quisermos!!!
E aí está uma coisa que acho importante mudar. Fundamental mesmo! Acabemos com o 'Se Deus quiser!' e passemos desde já a substituí-lo por 'Se Eu quiser!', uma expressão muito mais consentânea com o espírito altamente egoísta que move a sociedade contemporânea, por um lado, e, por outro lado, uma forma de não nos livrarmos das responsabilidades em relação ao que nos vai acontecendo ou deixando de acontecer!
Até amanhã, então ... se eu quiser!

Porto-Reabilitar a Baixa com descontos
Transporte porta a porta garantido
Petróleo baixa mais um dólar
Economia mundial cresce 4% em 2005
Estoril apresenta o melhor cartaz de sempre em Portugal
PE aposta na aproximação aos cidadãos através da Web
Mais de 13 mil idosos frequentam univerdades em Portugal
Alzheimer: doentes carenciados com medicamentos mais baratos
Portugal é o 42º país onde é mais fácil fazer negócios

quinta-feira, setembro 08, 2005

Quentes e boas!

Para que o fim de semana seja ainda mais positivo, aqui ficam as últimas boas notícias da semana.
Quando li a notícia sobre os miúdos irem aprender a criar empresas no secundário, só me deu vontade de rir. Bela maneira de fazer passar a ideia que isto de ser empresário em Portugal é simples brincadeira de crianças! (como se, ainda por cima, fosse verdade!)
Mas numa segunda leitura, e já que a minha tarefa é procurar o lado bom das coisas, até encontrei um lado positivo no assunto ... é que independentemente do que os miúdos vão aprender e como vão aprender, sempre é a demonstração de uma vontade de aproximar a escola do mundo real, e isso é, quanto a mim, muito positivo.
Bom fim-de-semana!

Economia cresce 0,5% e surpreende os analistas
Crescimento do PIB é uma boa notícia
Portugal regista 1.120 novos clientes de banda larga por dia
Évora avança com projecto de restauro de fontes e chafarizes
Fim de Torralta abre caminho a mais implosões
Secundário vai ensinar a criar empresas
Marvão à espera de ser património mundial

Um dia muito cool!

Ontem deitei foguetes antes de tempo! Afinal as boas notícias não vieram em força, com a rentrée. Devem ter decidido prolongar as férias ...
Mais do que tecer comentários sobre as notícias, hoje aconselho-vos vivamente a ler a notícia que começa com 'Guia de Lisboa ...'. É sobre a LeCool, uma revista fantástica que todas as quintas feiras nos entra pelo e-mail dentro (se assim o quisermos, claro!) cheia de coisas giras, boas, interessantes, originais mas sempre muito cool para encher cada dia da semana! Esta semana a entrevista é com Jel, o homem por trás de 'Carlinhos, o machista gay' que a 'Revolta dos Pastéis de Nata' imortalizou.
Não percam! É mesmo muuuuito cool!


Gestores públicos vão ganhar menos
Temporada do Dona Maria aposta na produção nacional
Natureza, um refúgio privilegiado
Um fim-de-semana no farol
Guia de Lisboa mas também de Madrid e Barcelona...
"Palavras cruzadas" e o "Su Doku" melhoram a memória

quarta-feira, setembro 07, 2005

Uma quarta-feira cheia de conteúdo!

Pois é!
Parece que acabou a seca de boas notícias, e que a rentrée veio para animar os nossos dias!
Esta semana resolvi fazer mudanças ... que é como quem diz, vou deixar de vos chatear com o rosário dos conteúdos, nesta introdução. Eventualmente irei destacar a notícia que mais me fez pensar, e convidar-vos a seguir o meu raciocínio, caso estejam para aí virados. Quanto às notícias propriamente ditas, se as quiserem saber terão que ir mesmo espreitar aos links.
Das notícias de hoje tive que ir ler com mais atenção a que fala sobre a Telemedicina no Alentejo, e se aqui a incluí foi porque não sabia sequer que já estavamos a utilizar a Telemedicina em Portugal e muito menos em alguns centros de saúde. Grandes modernices que me deixam uma curiosidade louca quanto à opinião dos utentes (que, infelizmente, o artigo não foca...)! É que se somos rápidos a adoptar tecnologias, somos muito menos rápidos a educar as gentes e as mentalidades, e não posso deixar de sorrir ao imaginar o que passará pela cabeça dos Ti Manéis enquanto são atendidos à distância ...! E que coisa estranha esta de a tecnologia permitir a quem vive distante, que o continue a fazer e prescinda cada vez mais de procurar o contacto de outros seres humanos, por muito trabalho que isso desse ou muito tempo que levasse! Agora, o Ti Manel já não tem que vir a Lisboa para uma consulta da especialidade, e pode assim poupar uns trocos e uns tempos. Mas poupa também a possibilidade de falar com gente que não conhecia, de ver outra realidade que não a do seu quotidiano, de sentir o magnetismo e o perfume do médico que o atende, de se enriquecer com uma nova experiência.
É claro que, no fundo no fundo, é bom, porque a medicina assim chega mais longe, de uma forma mais fácil, a muito mais pessoas. Mas nunca tinha posto a hipótese de ver os médicos como estrelas televisivas ... e agora que penso nisso, até talvez tenha a sua graça!


Frota permanente de 14 meios aéreos já em 2006
Cancro - Nova terapia sem efeitos secundários
'Spray' pode tratar queimaduras
Apoio às exportações BES abre linha de crédito para Angola
Emprego Solvay admite 300 jovens licenciados
Robôs podem salvar a Metalgrupo
Jornalistas abrem blogue cultural
Parque Eduardo VII em festa
Efacec ganha contrato para construir fábrica de pneus no Brasil
Governo elogia papel da Telemedicina no Alentejo

terça-feira, setembro 06, 2005

Mais vale tarde ...

Esta semana tenho de vos pedir desculpa pelo dia e hora tardios a que apresento as boas novas...mas ontem estava com um humor canino, pouco próprio para procurar boas notícias.

Mas hoje até que a colheita não foi má! O combate aos fogos a nível estrutural parece verdadeiramente lançado, e a prova provada que é possível um combate de sucesso são os resultados concretos obtidos por quem soube prevenir-se a tempo.
A nível de fait divers temos para todos os gostos: uma eleição de misses muito politicamente correcta; espanhóis que, muito embora não trazendo bom vento nem bom casamento, trazem bons resultados para o turismo da capital; a nossa eterna gratidão a José Eduardo Moniz que, cioso da merda que tem no seu canal, a não partilha com os outros (obrigado, sr!!!), e depois, cultura ... música para ver e para ouvir, bons vinhos para saborear e, numa era em que o homo ignorantis se multiplica vertiginosamente, uma homenagem ao seu antecessor, o homo sapiens que, coitado, está mesmo em vias de extinção.
Espero que gostem e se divirtam!

Governo ouviu reivindicações antigas dos bombeirosLink

Serra da Estrela: câmara garante novas estradas em 2008

Incêndios: três «oásis» no meio das cinzas

Quercus corrige informação sobre praias
Muçulmana coroada Miss Inglaterra
Espanhóis salvaram Verão em Lisboa
'ÊXTASE' Moniz veta 'Conde' na SIC
Fado 'transparente' hoje em Belém
A aventura do 'homo sapiens'
Impressionante tinto alentejano
As ideias melancólicas do guitarrista dos Pulp

sexta-feira, setembro 02, 2005

É o fim ... da semana!

O fim de semana está a chegar! A temperatura vai subir ligeiramente! A praia pode continuar! Os Estados Unidos estão a aprender (da pior maneira, é certo) que não são menos vulneráveis que qualquer outro país, e que o cowboy a quem resolveram confiar os seus destinos e os do mundo, afinal só é bom a gerir crises quando estas são provocadas por ele, e lá muito, muito longe.
E pronto, depois das minhas boas notícias, aqui ficam as que consegui encontrar por aí.
Espero que vos inspirem um bom fim de semana!


Camada de ozono parou de diminuir
Música entre as ondas da Ericeira
Respostas rápidas para quase todas as perguntas
Coliseu do Porto organiza 1º ciclo de concertos «Promenade»
IPO: solidariedade dos leitores superou expectativas