terça-feira, março 10, 2009

Chocolate Quente

Foto de pausestill em flickr.com

Depois do fim do inverno, e apesar do sol e da época das imperiais e das caipirinhas estar quase oficialmente inaugurada, aqui fica um chocolate quente para saborearem com atenção e seguirem a receita, se conseguirem!

" CHOCOLATE QUENTE

Um grupo de jovens licenciados, todos bem sucedidos nas carreiras, decidiu fazer uma visita a um velho professor, agora reformado.
Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em lamentos sobre o imenso stress que tinha tomado conta das suas vidas e do seu trabalho. O professor não fez qualquer comentário sobre isso e perguntou se gostariam de tomar uma chávena de chocolate quente. Todos se mostraram
interessados e o professor dirigiu-se à cozinha, de onde regressou vários minutos depois com uma grande chaleira e uma grande quantidade de chávenas, todas diferentes – de fina porcelana e de rústico barro, de simples vidro e de cristal, umas com aspecto vulgar e outras caríssimas. Apenas disse aos jovens para se servirem à vontade.
Quando já todos tinham uma chávena de chocolate quente na mão, disse-lhes:

– Reparem como todos procuraram escolher as chávenas mais bonitas e dispendiosas, deixando ficar as mais vulgares e baratas... Embora seja normal que cada um pretenda para si o melhor, é isso a origem dos vossos problemas e stress. A chávena por onde estais a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente. Na maioria dos casos é apenas uma chávena mais requintada e algumas nem deixam ver o que estais a beber. O que vós realmente queríeis era o chocolate quente, não a chávena; mas fostes conscientemente para as chávenas melhores...

Enquanto todos confirmavam, mais ou menos embaraçados, a observação do professor, este continuou:

– Considerai agora o seguinte: a vida é o chocolate quente; o dinheiro e a posição social são as chávenas. Estas são apenas meios de conter e servir a vida. A chávena que cada um possui não define nem altera a qualidade da vossa vida. Por vezes, ao concentrarmo-nos apenas na chávena acabamos por nem apreciar o chocolate quente que Deus nos ofereceu. As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm. Vivei com simplicidade. Amai generosamente. Ajudai-vos uns aos outros com empenho. Falai com gentileza…

… e apreciai o vosso chocolate quente."

segunda-feira, março 09, 2009

De volta às boas notícias

photo by lostulalume@flickr.com

As notícias do dia:

Porque me parece que hoje em dia são mais importantes do que nunca, aqui ficam uns quantos links para boas notícias. Números bons para atenuar os números negros que todas as noites enchem os noticiários e que cobrem as páginas dos jornais diários.

170 jovens participam no Campeonato das Profissões
Alunos de colégio privado dão exemplo de serviço comunitário
25 milhões mudam marginal de Viana
Números do mundo ao segundo
Investigadores portugueses reeducam células
Segunda maior central solar em Portugal começa a produzir amanhã
Cegos conseguem "ler" na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
Oficial da PSP faz salvamento em praia de Vila do Conde

A frase (com comentário) da semana:

'Se a Vida te dá limões, faz limonada'
Atribuída a Pedro Granger

Seja de quem for a frase, é um grande conselho! Porque passamos demasiado tempo a correr atrás do que não conseguimos ter, ou a tentar ir onde não conseguimos chegar, ou a achar que vamos ser mais felizes se formos diferentes do que somos.
Em épocas como as de agora, mais do que nunca, vale a pena olhar para o que se tem, para o que está ali, disponível, e tentar fazer algo de produtivo, útil ou agradável com isso. Até mesmo limonada, porque não?