quarta-feira, janeiro 21, 2009

12 Dicas para Cumprir os seus Desejos

Photo by mariatherese @ flickr.com

Ainda estamos próximos do início do ano, e os Desejos de Ano Novo ainda estão frescos da memória. Para que da memória eles possam passar de forma mais efectiva à realidade, aqui ficam umas quantas sugestões 'emprestadas' pelo The Happiness Project:

1 - Seja específico. Não deseje coisas abstractas tipo 'fazer novos amigos' ou 'fortalecer amizades'. Pense, antes, que coisas tem de fazer para estabelecer/fortalecer amizades como, por exemplo, 'criar um grupo de discussão', 'telefonar nos aniversários', 'aparecer', 'organizar jantares', etc.

2 - Ponha os seus desejos/decisões por escrito.

3 - Consulte a sua lista de resoluções com regularidade (todos os dias, é o ideal). É mais fácil encontrar o caminho que leva à sua concretização se as coisas estiverem bem presentes na sua cabeça.

4 - Assuma a responsabilidade. Partilhe estes seus objectivos com alguém, estabeleça uma recompensa para si mesmo sempre que der um passo na direcção certa, procure outras pessoas com os mesmos objectivos... Se tiver alguém que testemunhe o seu sucesso (ou fracasso) é mais provável que ponha mais de si para chegar onde quer.

5 - Pense em Grande. Não coloque grandes limites. Deixe-se sonhar. Depois, comece a estabelecer o plano para lá chegar.

6 - Pense Pequeno. Não caia na armadilha de pensar que só as grandes mudanças podem fazer a diferença. Limpar o frigorífico, por exemplo, pode dar-lhe uma enorme motivação para outras coisas...

7 - Peça ajuda. Não sei muito bem porque é que achamos tão difícil pedir ajuda, mas o facto é que sempre que o fazemos, as coisas são realmente mais fáceis, e a sensação é infinitamente melhor.

8 - Ponha os desejos que lhe proporcionam prazer primeiro que os outros. Manter uma resolução é tanto mais fácil quanto melhor o resultado. Se concentrar a sua energia em fazer coisas que o/a fazem sentir bem, acabará por arranjar forças para levar a cabo as coisas mais difíceis ou menos agradáveis.

9 - Desista. Se está sempre a pôr a mesma decisão na lista, ano após ano, se calhar é sinal que é melhor deixá-la de lado e concentrar-se em coisas que consegue, ou quer realmente fazer. Perder 15 quilos, ou acordar às 6h da manhã para fazer desporto, são decisões dificeis, e que, se calhar não são verdadeiramente importantes para si. Mas o facto de as tomar, e de as falhar tem um peso muito mais negativo, e pode ensombrar outras realizações mais pequenas mas muito gratificantes.

10 - Tente fazer aquilo a que se propôs diariamente. Curiosamente, é mais fácil acordar cedo, alimentar um blogue, manter os papéis organizados, responder aos mails, todos os dias, do que se o fizer em dias alternados.

11 - Estabeleça uma data limite, mas não desista só porque algo interferiu com o cumprimento dessa data limite.

12 - Não deixe que o perfeito seja o inimigo do bom. Em vez de começar por decidir participar na maratona, comece por decidir correr 20 minutos todos os dias. Em vez de decidir arrumar todo o sotão, comece por decidir arrumar a gaveta da direita da sua secretária. E se não conseguir cumprir a sua resolução hoje, volte a tentar amanhã ... e depois .... e depois.

2 comentários:

Vida de Praia disse...

Excelente receita!
Hmm... e por falar em limpar o frigorífico... ;-)

Sofia Amaral M. disse...

Óptimas dicas:)