Por muito que nos custe, o fim de semana vai acabar e amanhã
é, não só outro dia, mas o primeiro dia de mais uma semana de trabalho.
Provavelmente preferia não pensar nisso, mas é melhor pensar duas vezes.
Reservar uma hora do seu domingo para planear a semana não
dói nada e ajuda a perspectivar o que aí vem, estabelecer prioridades, e
perceber onde é que, no meio de todos os afazeres, ainda podem caber momentos
só para si, para os amigos, para a família ... sem comprometer a produtividade,
e sem culpas.
Vamos lá, então ...
1. Peça uma hora de tréguas à sua famíia, se for caso disso.
Escolha um local onde se sinta bem, ponha uma música tranquila e faça-se
acompanhar de uma bebida - chá, café, laranjada, ou (porque na verdade ainda é
fim de semana) um copo de vinho, cocktail ... o que lhe apetecer mesmo e lhe
der uma sensação de bem estar.
2. Pegue num caderno, no telemóvel, tablet ou computador e faça uma lista de tudo o que tem para fazer durante a
semana. Absolutamente tudo!
Depois, ordene a sua lista por ordem de prioridades
e se achar que isso ajuda atribua-lhes categorias - Urgentes, Inadiáveis,
Importantes, Reuniões, Telefonemas, Emails, Planear, Casa, Família, ... a escolha é sua.
3. Tente perceber quanto tempo cada uma das tarefas dessa
lista lhe pode levar a terminar, e tome nota.
4. Pegue num calendário, em papel ou digital, e distribua as
tarefas pelos dias da semana e pelas horas correspondentes.
5. Retire da lista tudo o que não cabe nas horas dos cinco
dias que tem pela frente, que não é tão urgente ou absolutamente necessário, e
passe-as para a semana seguinte
6. Comece cada manhã dando uma olhadela à sua lista.
7. Ao final do dia faça uma avaliação do seu dia e do seu plano
e ajuste as tarefas do(s) dia(s) seguinte(s) de acordo com a nova realidade.
8. Mesmo antes de dormir tome uma nota mental de quais foram
os melhores momentos do dia e sinta-se grata por esses momentos.
Nota:
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Sabemos bem que vão surgir mil imprevistos e que
provavelmente muitas das coisas da sua lista vão ficar de fora. No entanto, à
medida que este planeamento se tornar um hábito, também sabemos que vai começar a ter
cada vez mais e melhor consciência do que consegue ou não fazer, do que é
realmente importante ou não, e, de semana para semana, vão ficar cada vez menos
coisas 'de fora'.
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