terça-feira, outubro 31, 2006

31out06

Hoje é um bom dia para ...

Sacar da vassoura e fazer as honras à data e a uma tradição que não é nossa, mas que a globalização nos ofereceu de bandeja. Assim sendo, mais vale aproveitar, e pregar partidas, ou enfiar a máscara e andar por aí 'treat or trick'ing (que tradução lhe costumam dar???).
Seja como for, mesmo que não gostem da data, divirtam-se ou então aproveitem a vassoura e façam limpezas, especialmente a fantasmas velhos, daqueles que ficam pendurados nos armários durante anos e anos, e que nos assombram os dias e a possibilidade de sermos mais felizes.


sexta-feira, outubro 27, 2006

27out2006

Hoje é um bom dia para ...

Foto de Rob Oele @ pbase.com

Saudar o regresso do sol!
Passeiem! Sentem-se num degrau, ou num banco de jardim, e deixem entrar a luz, o calor, a sensação boa que é saber que depois da chuva há sempre um raiozinho de sol que espera para aparecer.

e ainda ...

Este é um fim-de-semana bom para...

Foto de Jacques Tournel @ pbase.com

Encontrar cogumelos! Nascem por tudo quanto é sítio, escondem-se nas sombras, nas raízes, nos troncos, e às vezes em vasos dentro de casa, têm milhares de formas e feitios diferentes ... e são sempre tão engraçados! E depois, procurá-los quer dizer procurar um bosque, um jardim, uma floresta, e embarcar nesse gozo que é apanhar ar puro, e andar à deriva, em fim-de-semana com sol!


quinta-feira, outubro 26, 2006

26out2006


Hoje é um bom dia para ...

Photo by JHPhoto @ pbase.com

Comer chocolate. Preto. Branco. De leite. Com ou sem recheio. Com ou sem amêndoas e frutos secos. Em barra ou em bombons. Ou em bolos, bolinhos e bolachas. Acabado de sair do frio, ou a derreter-se nos dedos, mas sempre a derreter-se na boca e no coração, ajudando a matar as saudades dos dias de sol.

Três anos para mudar tratamento dos lixos
Trabalho temporário chega aos quadros qualificados
Boa execução do orçamento comunitário
Há 5,6 milhões de carros com seguro
UE quer generalizar mamografias
L'Oreal premeia ciência no feminino
Análises explicadas na Internet
Material ortopédico oferecido graças a tampas
Cristãos de palmo e meio tomam cidade aos mouros
Crianças vão ter voz na vida autárquica
Arranca em Janeiro terminal de cruzeiros

quarta-feira, outubro 25, 2006

25out06

Hoje é um bom dia para ...Photo by Willa Dios @ pbase.com

'Ressuscitar' o mikado!
Aproveitar o intervalo da novela e abri-lo no meio do chão, no meio da sala, mesmo à frente do televisor, numa roseta irregular e colorida. E vê-los a todos, um a um, cada um de sua vez, de olhar atento, atenção redobrada, gestos contidos e precisos, a retirar os pauzinhos, um a um, sem 'mexer'.
No meio dos 'Mexeste, mexeste ... agora é a minha vez!' é bem provável que já nem se dê atenção ao regresso da novela, e se acabe por apagar a televisão. Por uma vez na vida!

DGV regista menos 240 mortes na estrada este ano
Parceria Governo/Misericórdias na Rede Cuidados Continuados
Coimbra: super computador 'Milipeia' disponível em Dezembro
Florestas vão ter plano de acção europeu
Orçamento prevê 3,7 milhões para equipas de bombeiros
PSP apanha suspeito de 22 roubos
A construção do futuro na Concreta
Nova técnica cura incontinência urinária em 90% das mulheres
Legumes ajudam memória
Português premiado nas Baleares
Dois copos de alcóol fazem bem ao coração
Nova técnica para analisar o clima
Lugar dos Afectos à vista
Equipamento informático para jardins-de-infância
Hospital da Bonecada ajuda crianças a perder medos
Portugal Fashion aposta no negócio com 'show room' de mil metros

quarta-feira, outubro 11, 2006

11out06/2 - Portugal Vale a Pena

Porque vale mesmo a pena transcrever na íntegra:


Portugal vale a pena

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.
E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.
E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros). Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática. Eu conheço
um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.
Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagensdas auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis. E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal. Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses. Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte
d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).
É este o País em que também vivemos.
É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.
Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados,porque não hão-de os bons serem
também seguidos?



Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso
In Revista Exportar

11out06

Hoje é um bom dia para ...
... parar para ver as montras!

'As periferias da Nona Arte em mostra na Amadora'
'Ambiente e consumo camptam mais voluntários'
'Autarquias alvo de 530 inquéritos à corrupção'
'Tribunal com posto de atendimento rápido'
'Detido bando que praticava 'carjacking' '
'GNR acaba com rede de furto e receptação'
'PJ apanhou rede que vendia carros roubados'
'Produtores portugueses na Wine & Spirits'
'Água melhorou no ano passado e número de análises aumentou'
'Novas equipas de cuidados paliativos'
'Cem anos com António Gedeão'
'Incentivos estatais cresceram 12%'
'Mundo rural em busca de estratégia'

terça-feira, outubro 03, 2006

3out2006



Ontem publiquei o link para a notícia da 'reabertura' do Público impresso ao público da net, e fiquei muito contente por isso. Quanto mais fontes de boas notícias, melhor, e a edição impressa é nisso bem mais rica do que a do jornal online.
Infelizmente, verifiquei hoje que as notícias ficam disponíveis apenas no próprio dia, pelo que a partir de hoje (ainda lá fui buscar muitos dos links que encontram no post de hoje) deixarei de usar o Público impresso como fonte, pois o objectivo deste blog é facultar o acesso fácil às boas notícias dos jornais durante o máximo de tempo possível, e não limitar a sua consulta a umas simples 24h.

'Compromisso oficial para recuperar bairros críticos'
'Bruxelas diz que a Zona Euro pode crescer ainda mais do que previsto'
'Jovens portugueses fazem estágios na China'
'AEP quer valorizar produtos nacionais com programa 'Compro o que é nosso' '
'Nove empresas recebem Prémio Inovação na Fileira do Calçado'
'Portugal vence concurso internacional de arroz'
'Plano nacional para a inclusão prevê 168,5 milhões de euros para complemento solidário para idosos'
'PME com apoios para todo o ciclo de vida'
'Mário Cláudio, Rui Zink e Reis-Sá traduzidos'
'RTP1 tentta perceber Aquilo que é ser português'
'Oeiras cria rede de transportes 'sociais''
'Visto pela primeira vez o percurso do VIH até ao núcleo de uma célula'
'Coral vai dar música a bairros'
'IP4 foi menos mortal no ano que ainda corre'
'Linha verde apoia donos de animais'