quarta-feira, maio 28, 2008

Espírito de aventura


Começo por confessar que o espírito de aventura não é o meu forte.
O dinheiro, a falta de companhia, o pouco tempo disponível, foram, entre muitos outros, os argumentos que tenho utilizado para me convencer a mim própria que ainda não chegou a altura.
No entanto, sempre me senti fascinada por essas pessoas capazes de partir mundo fora, à conquista de novos horizontes, muitas vezes com pouco dinheiro no bolso, e a certeza de um mundo de incertezas pela frente.
Talvez por tudo isto, achei imensa graça à aventura que vai sendo narrada no Até onde vais com 1000 euros e decidi incluir o espírito de aventura como uma das coisas boas a cultivar. Porque (imagino que) implica uma enorme auto-confiança e, normalmente, a reforça ainda mais. Porque (acho que) nos mostra que conseguimos sobreviver a realidades que normalmente não escolheríamos, porque nos mostra que existe vida para lá da nossa vida normal, porque (não duvido que) nós dá uma enorme sensação de liberdade...
As grandes aventuras podem ser mais difíceis de abraçar, mas (já o disse aqui, há muitos posts atrás, e repito) podemos sempre dar um abanão nos nossos hábitos, e escolher um percurso novo para ir trabalhar, ou procurar coisas novas no nosso bairro, ou experimentar uma roupa que à partida não escolheríamos, ou pedir um prato que nunca provámos antes. São micro-aventuras, mas uma coisa leva a outra, e todas juntas podem levar-nos a novos caminhos. E isso é sempre bom, verdade??

1 comentário:

Vida de Praia disse...

He he he... começo por confessar que o espírito de aventura também não é o meu forte. Mas uma vez por outra nem me importava que o fosse mais - como naquele dia de Agosto do ano passado em que finalmente me decidi a aprender a andar de bicicleta.
Todos precisamos de desafios para dar de caras com a nossa fantástica capacidade de sobrevivência :-)