terça-feira, maio 20, 2008

A importância de uma flor

Foto by joseph84 @ flickr.com

Costumam ter flores em casa? Eu confesso que não. Por muitas ordens de razões, de entre as quais se conta, como principal, o facto de não estar muito tempo em casa e me fazer uma enorme pena que aquela beleza toda fique assim desperdiçada, às escuras, numa casa fechada, e só seja apreciada por breves horas, e à luz do candeeiro.
Talvez por isso, tinha-me esquecido do enorme poder das flores, em especial quando as encontramos em ambientes onde não é suposto. Passo a explicar:
No outro dia, uma amiga veio visitar-me ao escritório, e simpaticamente trouxe-me uma flor vinda directamente do seu jardim. Na altura achei 'querido', mas não me detive muito no assunto. Tinha, por acaso, um solitário comprado no IKEA, e coloquei a flor lá dentro, e continuei a conversa animada, e o dia de trabalho.
A magia viria a acontecer mais tarde, naquele dia e nos dias seguintes, sempre que os olhos encontravam aquela explosão cor-de-laranja que sobressaia de forma incrível no meio da confusão que é sempre a minha secretária.
E o efeito fantástico que a coisa parece ter? Uma espécie de tranquilizante natural, a lembrar-nos a cada momento que existe vida para lá do stress do dia a dia, e beleza onde menos se espera.
A flor (que acabou por ser devorada pelas múltiplas lagartas que lá vinham escondidas dentro, como uma espécie de 'brinde', e que me proporcionaram alguns momentos extra de diversão e observação do mundo animal) foi hoje a 'enterrar' no caixote do lixo, mas a partir de agora terá sempre uma substituta no seu lugar.

1 comentário:

Vida de Praia disse...

Adoro flores e gosto de ter flores em casa - se bem que seja raro, porque as minhas orquídeas e/ou a bougainvillea estão quase sempre em flor - por isso sei do que estás a falar.
No fim-de-semana passado fomos dar uma volta e trouxe para casa um ramo de flores silvestres colhidas durante o passeio. Lindíssimas.