terça-feira, maio 13, 2008

Simplicidade 1


A simplicidade é tudo, mas chegar lá pode ser uma grande complicação!
Eu acredito que é possível, e neste blog encontrei uma fonte inesgotável de dicas que passarei a partilhar convosco, de vez em quando. Aqui vão as primeiras:

O Essencial:

Para todos os que acham que a simplicidade é impossível, eis os dois passos fundamentais, que tornam tudo mais simples:

  1. Identifique o que é mais importante para si
  2. Elimine tudo o resto

Os princípios da simplicidade (parte 1):

  1. Faça uma lista das 4 ou 5 coisas que considera mais importantes para si.
  2. Avalie os seus compromissos. De todas as coisas que habitualmente tem de fazer, quais as que realmente lhe dão prazer, quais as que o fazem sentir-se valorizado, quais as que estão em linha com as 4 ou 5 coisas que considerou mais importantes? Logo que lhe seja possível, acabe com todos os compromissos que não correspondem a estes requisitos
  3. Avalie o seu tempo. Como passa o seu dia? O que faz desde que acorda até que se deita? Faça uma lista, e veja se são relevantes em termos do que é realmente importante para si. Se não forem, reorganize-se para alterar esses hábitos.
  4. Simplifique as suas tarefas. Foque-se nas tarefas essenciais e elimine todas as outras.
  5. Aprenda a dizer não.
  6. Limite os meios de comunicação que usa. Hoje em dia a maior parte das nossas vidas é passada entre emails, telefonemas, sms, chats, forums na net...e no meio de tudo isto vão-se horas e horas do dia. Concentre estas actividades em dois ou três momentos do dia, e não mais.
  7. Reduza o tempo gasto com meios de comunicação. Saber o que se passa no mundo é fundamental. Passar o dia inteiro agarrado às notícias, na net, ou na rádio, é uma forma de deixar que a vida dos outros - ainda que de forma indirecta- tome conta da sua vida.
  8. Livre-se das coisas que não interessam. Dedique os próximos fins-de-semana a limpar a sua casa e o seu escritório de tudo o que não é realmente necessário ou significativo. É incrível a quantidade do nosso espaço que é ocupada por coisas de que nem sequer gostamos!

1 comentário:

Vida de Praia disse...

Inspiraste-me: vou começar pela última e dar uma bela arrumação de Primavera à casa toda!