sexta-feira, maio 30, 2008

A propósito ...

Foto by virgelfa@flickr.com

A propósito das estratégias para o sucesso publicadas pela minha caríssima Vida de Praia resolvi deixar-vos as minhas dicas pessoais para o sucesso profissional.

1- Não desistam de encontrar um trabalho que vos agrade. Começar por ganhar menos numa profissão que nos faz felizes compensa sempre mais do que ganhar mais numa profissão onde nos sentimos miseráveis. É simples: quem faz o que gosta, fá-lo com gosto, boa disposição, e põe mais de si no que faz ... o que faz com que seja melhor, logo, mais notada, logo, mais bem sucedida.

2- Trabalhem mesmo! Façam o que vos pedem, logo que vos pedem. Não deixem para logo, ou amanhã.

3- Comecem cada dia por fazer um apanhado do que devem fazer. Incluam tudo, mesmo as coisas pequeninas que não 'merecem' presença na agenda, mas são tarefas que têm de ser executadas. Não há nada mais compensador e motivador do que riscar tarefas que já se cumpriram. No fim do dia, façam o resumo do trabalho feito, e deixem a agenda do dia seguinte já meio preparada.

4- Pensem no que podem fazer para agilizar, simplificar, melhorar o vosso trabalho, e proponham-no aos vossos chefes.

5-Sejam simpáticos para com os vossos chefes, colegas, clientes e fornecedores. Nada facilita mais a vida do que a simpatia, que pode até chegar a fazer milagres quando uma situação excepcional ou uma urgência urgentíssima surgem no panorama.

6- Sejam assertivos. Ser simpático não quer dizer ser 'banana'. Estabeleçam os vossos limites, não deixem que os outros se aproveitem ou abusem de vocês, e se decidirem ceder, tornem bem claro que é uma decisão vossa, e que só se repetirá se vocês assim o entenderem.

7- Encarem os problemas de frente. Assumam os erros, dêem a mão à palmatória, não fujam de tarefas menos simpáticas, como dar más notícias aos colegas, por exemplo. Se dedicarem uns momentos do vosso dia a traçar uma estratégia para abordar esses assuntos ou problemas, conseguirão fazê-lo de forma diplomática, mas determinada.

8- Tenham em atenção que o bom funcionário é o que ajuda o chefe a brilhar, e não o que brilha mais do que o chefe. É que neste último caso, é fácil o chefe preferir ver-se livre do funcionário...verdade?

9- Não entrem em fofocas, nem adoptem ódios de estimação que não sejam vossos.

10- Pensem num líder que admiram e inspirem-se nele/a. O que é que faria se estivesse na vossa situação, como resolveria o assunto, etc.

Muito mais haveria a dizer, mas por agora, basta! Boa sorte!!!

1 comentário:

Vida de Praia disse...

Obrigada pelas sugestões!
1. Já alcancei e não podia estar mais satisfeita :-)
2. Idem.
3. e 4. Aí é que tenho de melhorar - adoro riscar tarefas, mas podia organizar-me melhor logo de manhã.
5. Tento ser e posso dizer de experiência própria que compensa mesmo.
6. É uma área que tenho treinado mais recentemente - dizer sempre que sim não é saudável.
7. No problem ;-)
8. Acho que tens razão.
9. Tenho lá um ódio de estimação (o colega mais calão e estranho do mundo) mas é meu mesmo ;-)
10. Boa sugestão.