sexta-feira, setembro 23, 2005

Thank God it's Friday

Se há coisa que detesto é esta mania nacional de encarar os cinco dias da semana como o prazo que nos separa do próximo fim de semana. É como se apenas vivessemos verdadeiramente durante dois dias e tivessemos que suportar estoicamente os outros cinco dias, com o mesmo espírito fatalista que nos leva a encolher os ombros perante a corrupção generalizada, a impunidade de certos e determinados políticos e figuras públicas, a má educação com que nos atendem em quase todo o lado, etc.
Talvez por já não ser tão nova assim, faz-me confusão esta ânsia do depois de depois de amanhã, este ter sempre os olhos postos na linha do horizonte sem olhar o que temos por perto. E lembro-me, sempre que oiço os locutores da Mega dizerem que ‘já só faltam 3 dias para sexta feira’, que não há grande diferença entre isso e dizer ‘já só faltam vinte anos para serem uns cotas cansados, rabujentos e chatos como a potassa’.
Comentários aparte, e porque a minha missão é mesmo falar de coisas boas, a sexta feira não é um dia como os outros. Mais do que os próprios dias do fim-de-semana, ela é o dia que tudo promete, o dia que encerra todas as possibilidades, todos os sonhos, todas as expectativas.
Começa logo ao acordar - ‘amanhã vou poder dormir até tarde, sem despertador!’- continua durante o dia de trabalho - ‘este já está, segunda feira pego noutro projecto’ ou ‘ para a semana vemos isso’ ou ‘marcamos a reunião para a semana’- e segue num crescendo até ao momento em que o dia de trabalho ou as aulas terminam, e começam os encontros com os amigos, os jantares em casa ou no restaurantezinho fantástico que alguém descobriu, o cinema, o espectáculo, os copos no bar que está a dar, a noite na discoteca ... e por aí fora!
E, como bónus, se por acaso a noite até não for assim muito especial, ou as coisas não correrem como previsto, fica ainda a esperança de sábado e a sua noite igualmente longa, onde tudo pode ainda acontecer, ou o dia de domingo que ainda dá para fazer tanta coisa!
Hoje é sexta feira! Aproveitem bem!!!!

Europa festeja hoje os cientistas
Maratona da série '24' na 2
O Mo MA e suas obras ao alcance de um clique
Dia do Turismo assinalado com entradas grátis em museus
Governo revela regulamento de apoios às artes para a semana

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AJFF disse...

Todos os dias da semana trazem oportunidades, é preciso é saber aproveitá-las.

Fico sempre com um sorriso ao visitar este blog:)

Alexandre disse...

Sabes, tens toda a razão, as pessoas olham para o fim de semana como a salvação da semana, e não aproveitam os outros dias, limitando-se a passar o tempo a ver televisão ou a se queixar com os amigos no café (o que até já nem é mau, mas é rotineiro...).
Há que olhar para o dia presente, coisa que eu faço insistentemente, só que sozinho, porque o resto tá tudo à espera do fim de semana.
O que vale é que não preciso de ninguém pra fazer seja o que for e ir onde quer que seja!
O problema: e quem tem exame na segunda?