quarta-feira, setembro 07, 2005

Uma quarta-feira cheia de conteúdo!

Pois é!
Parece que acabou a seca de boas notícias, e que a rentrée veio para animar os nossos dias!
Esta semana resolvi fazer mudanças ... que é como quem diz, vou deixar de vos chatear com o rosário dos conteúdos, nesta introdução. Eventualmente irei destacar a notícia que mais me fez pensar, e convidar-vos a seguir o meu raciocínio, caso estejam para aí virados. Quanto às notícias propriamente ditas, se as quiserem saber terão que ir mesmo espreitar aos links.
Das notícias de hoje tive que ir ler com mais atenção a que fala sobre a Telemedicina no Alentejo, e se aqui a incluí foi porque não sabia sequer que já estavamos a utilizar a Telemedicina em Portugal e muito menos em alguns centros de saúde. Grandes modernices que me deixam uma curiosidade louca quanto à opinião dos utentes (que, infelizmente, o artigo não foca...)! É que se somos rápidos a adoptar tecnologias, somos muito menos rápidos a educar as gentes e as mentalidades, e não posso deixar de sorrir ao imaginar o que passará pela cabeça dos Ti Manéis enquanto são atendidos à distância ...! E que coisa estranha esta de a tecnologia permitir a quem vive distante, que o continue a fazer e prescinda cada vez mais de procurar o contacto de outros seres humanos, por muito trabalho que isso desse ou muito tempo que levasse! Agora, o Ti Manel já não tem que vir a Lisboa para uma consulta da especialidade, e pode assim poupar uns trocos e uns tempos. Mas poupa também a possibilidade de falar com gente que não conhecia, de ver outra realidade que não a do seu quotidiano, de sentir o magnetismo e o perfume do médico que o atende, de se enriquecer com uma nova experiência.
É claro que, no fundo no fundo, é bom, porque a medicina assim chega mais longe, de uma forma mais fácil, a muito mais pessoas. Mas nunca tinha posto a hipótese de ver os médicos como estrelas televisivas ... e agora que penso nisso, até talvez tenha a sua graça!


Frota permanente de 14 meios aéreos já em 2006
Cancro - Nova terapia sem efeitos secundários
'Spray' pode tratar queimaduras
Apoio às exportações BES abre linha de crédito para Angola
Emprego Solvay admite 300 jovens licenciados
Robôs podem salvar a Metalgrupo
Jornalistas abrem blogue cultural
Parque Eduardo VII em festa
Efacec ganha contrato para construir fábrica de pneus no Brasil
Governo elogia papel da Telemedicina no Alentejo

Sem comentários: