segunda-feira, outubro 10, 2005

'Chuva de prata* que cai sem parar ...'



Com estas palavras começa uma música da Gal Costa que eu adoro.
Com estas palavras e esta constatação começa uma semana novinha em folha que, apesar das filas intermináveis de trânsito e do incómodo de ter de usar peças de roupa de inverno quando a temperatura ainda está bem longe de as justificar, é a melhor segunda feira de há muitos meses. Porque finalmente está a chover! A chover a sério, com água a escorrer pelos beirais das janelas e pequenos riachos formados nas bermas das estradas. Com poças gigantescas que provocam leques de água magistrais, aos quais os peões não podem achar graça, mas que são lindíssimos, especialmente porque já não se viam há tanto, tanto tempo!
E só mesmo esta água para me lavar a tristeza de ter ontem constatado que continuo a fazer parte de um povo desinformado e manipulável, que não se importa de ser roubado desde que lhe passem a mão pelo pêlo com palavras fortes e apelos a uma coragem que realmente não existe. Eu tenho vergonha! Vergonha mesmo a sério de ver ganhar suspeitos de crimes que lesam precisa e directamente quem os elege. Não que as ditas pessoas não sejam, se calhar, boas para os concelhos que insistem em elegê-las, ou até, inocentes das acusações que sobre elas pendem. Mas legítimo e natural seria que se esperasse até ao final dos julgamentos para então sim, reconduzir em vitória os provados inocentes. Mas não! Achamos natural que os políticos metam a mão ao bolso desde que dêem a ilusão de meter a outra mão na massa. Porque secretamente, todos desejávamos poder fazer o mesmo. E enriquecer depressa, depressa e sem esforço, roubando tranquilamente sob os aplausos estrondosos dos ignorantes!
Mas isso já não interessa!
Felizmente está a chover e podemos suspirar de alívio. Se a seca da política parece não ter fim, a outra seca cujo fantasma teimava em ensombrar-nos o futuro, essa foi-se embora!
Que bom ... está a chover!!!

*Na versão inicialmente publicada, o título dizia 'Chuva molhada ...' quando a música da Gal a que me refiro é 'Chuva de prata ....'. Não sei o que me passou pela cabeça ... deve ter sido a humidade!!!! Fica então corrigido (14.10.2005)

Depressões serão tratadas pelos médicos de família
DVD de desenhos animados para crianças surdas lançado no dia 20
Tempestade 'Vince' não ameaça Portugal
Mau tempo - Bombeiros e PSP sem ocorrências em Lisboa
Uma onda positiva em 'bio retratos' no horadapausa

3 comentários:

Margarida C. disse...

Política deixa-me mal disposta o que é grave tendo em conta que tenho apenas 17 anos. Normalmente é aquela idade em que nos sentimos revoltados com tudo o que se passa à nossa volta e queremos desesperadamente passar por cima de tudo e de todos para combater as injustiças da sociedade e do mundo. Pois eu não estou para aí virada. A culpa não é só dos caras-de-pau que se candidatam de consciência tranquila quando têm todas as razões para não dormir à noite, mas é também de quem as elege. Há pessoas sem vergonha nenhuma na cara mas "nós" parecemos gostar. Basta ter uma carinha simpática nos posters da campanha e dar umas festas com bifanas e "tintol" à borla. Quem sabe não é o segredo para o sucesso... O pior cego é aquele que não quer ver. As pessoas gostam de ser enganadas.
Que seja bem-vindo o mau tempo, já estava saturada de tanto sol. Adoro chuva!! (mas que venha o frio também senão uma pessoa não sabe o que vestir)

Poor disse...

muitos obrigadas, muitos muitos...em dia de chuva é assim mesmo!:)

Anónimo disse...

Hey, good content in your blog. I enjoyed reading it.
Where do you get your stuff?

I have a online associate degree site/blog. It pretty much covers
online associate degree related stuff.

Give us a look when you have time. Bye.
I'll be back.