domingo, abril 09, 2017

PREPARE-SE PARA A MELHOR SEMANA DE SEMPRE!


Por muito que nos custe, o fim de semana vai acabar e amanhã é, não só outro dia, mas o primeiro dia de mais uma semana de trabalho. Provavelmente preferia não pensar nisso, mas é melhor pensar duas vezes.
Reservar uma hora do seu domingo para planear a semana não dói nada e ajuda a perspectivar o que aí vem, estabelecer prioridades, e perceber onde é que, no meio de todos os afazeres, ainda podem caber momentos só para si, para os amigos, para a família ... sem comprometer a produtividade, e sem culpas.
Vamos lá, então ...

1. Peça uma hora de tréguas à sua famíia, se for caso disso. Escolha um local onde se sinta bem, ponha uma música tranquila e faça-se acompanhar de uma bebida - chá, café, laranjada, ou (porque na verdade ainda é fim de semana) um copo de vinho, cocktail ... o que lhe apetecer mesmo e lhe der uma sensação de bem estar.

2. Pegue num caderno, no telemóvel, tablet ou computador e faça uma lista de tudo o que tem para fazer durante a semana. Absolutamente tudo! 
Depois, ordene a sua lista por ordem de prioridades e se achar que isso ajuda atribua-lhes categorias - Urgentes, Inadiáveis, Importantes, Reuniões, Telefonemas, Emails, Planear, Casa, Família,  ... a escolha é sua.

3. Tente perceber quanto tempo cada uma das tarefas dessa lista lhe pode levar a terminar, e tome nota.

4. Pegue num calendário, em papel ou digital, e distribua as tarefas pelos dias da semana e pelas horas correspondentes.

5. Retire da lista tudo o que não cabe nas horas dos cinco dias que tem pela frente, que não é tão urgente ou absolutamente necessário, e passe-as para a semana seguinte

6. Comece cada manhã dando uma olhadela à sua lista.

7. Ao final do dia faça uma avaliação do seu dia e do seu plano e ajuste as tarefas do(s) dia(s) seguinte(s) de acordo com a nova realidade.

8. Mesmo antes de dormir tome uma nota mental de quais foram os melhores momentos do dia e sinta-se grata por esses momentos.

Nota:

-->
Sabemos bem que vão surgir mil imprevistos e que provavelmente muitas das coisas da sua lista vão ficar de fora. No entanto, à medida que este planeamento se tornar um hábito, também sabemos que vai começar a ter cada vez mais e melhor consciência do que consegue ou não fazer, do que é realmente importante ou não, e, de semana para semana, vão ficar cada vez menos coisas 'de fora'.

Sem comentários: