segunda-feira, maio 22, 2017

A fazeres




Vocês começam a semana com uma ToDo list??

Eu confesso que sim! Adoro aplicações, programas, caderninhos, tudo o que sugira que posso transformar a minha vida numa coisa arrumada e organizada, um dia a dia fluido e fácil, em que sou capaz de fazer tudo, nunca me esqueço de nada, e me vou aproximando, uma cruzinha de cada vez,  dum topo imaginário que nem sei exactamente onde fica, mas me fica muito bem com toda a certeza.

Não têm conta as aplicações de gestão de projectos, trabalhos, horas, listas de afazeres e afins que já descarreguei. E os artigos de revistas que guardei, que li, que tenho algures arquivados para partilhar e que até já deram origem a alguns posts.

Com o excesso de informação houve uma altura em que a desorganização da organização acabou por instalar o caos - não sabia em que app é que tinha apontado a hora da consulta com o médico, ou tomado nota de uma morada importante, ou guardado alguns artigos necessários para aquele trabalho. E com uma selva de 'reminders' a piscar constantemente no telemóvel, à medida que as várias apps onde (por uma vez na vida) não me esqueci de tomar nota de uma coisa importante, vão acordando, acabo por não lhes ligar nenhuma e já me aconteceu esquecer coisas importantes à conta disso.

Com mais ou menos precalços, a verdade é que a pouco e pouco, por tentativa e erro, tenho construido uma metodologia própria, que junta bocadinhos de tudo e mais alguma coisa mas que se adapta à minha maneira de funcionar e tem funcionado.
Começa assim ...

1- Ao domingo à noite faço uma lista de todas as coisas que sei que tenho de fazer durante a semana. Pessoais, profissionais, sem ordem pré-estabelecida, vou simplesmente anotando tudo o que me vem à cabeça, à medida que vai surgindo.

2- A seguir, vou à lista da semana anterior e verifico se ficou alguma coisa por fazer. Caso isso tenha acontecido, e não esteja já na lista desta semana, acrescento.

3- Depois, assinalo as prioridades - com cruzes, traços ou números à frente de cada item - 5 para as tarefas absolutamente incortornáveis, e descendo por aí abaixo até àquelas coisas que podem tranquilamente passar para a semana seguinte, se for caso disso.

4- Pego na agenda diária e distribuo as tarefas pelos dias da semana. Nunca mais de 3 tarefas prioritárias num mesmo dia, para não facilitar a confusão. E sempre, pelo menos, uma das menos importantes por dia (se as deixamos muito tempo na lista, as coisas tornam-se transparentes, e perdem por completo o significado, mesmo que sejam coisas que gostaríamos de fazer).

5- No início de cada dia vejo a lista 'do dia' e faço o meu horário:
    30 minutos para ver os mails do dia, 20 minutos para responder aos mails que podem ser respondidos logo e para avaliar a introdução de novas tarefas decorrentes dos mails, na lista do dia.
    10 minutos para fazer o que me apetecer.
    50 minutos de uma tarefa prioritária.
    10 minutos para o que me apetecer, e por aí fora até o dia chegar ao fim.

Estes timings são importantes, e marcados por um temporizador. O Facebook só se liga nos 10 minutos de tempo livre e depois desliga-se MESMO. Tal como o email. Uma consulta de manhã. Outra consulta depois do almoço. Uma eventual espreitadela nos tempos livres, mas não mais do que isso.

Desta forma tenho conseguido trabalhar mais e melhor, porque aqueles 50 minutos dedicados ao trabalho são-no a 100%, sem distrações e sem ansiedades.

Ainda não estou rica nem no tal topo do mundo, mas sinto-me bem com esta espécie de regresso aos tempos de liceu, com os tempos dedicados ao trabalho e o gozo dos intervalos para fazer o que me der na cabeça.


-->
Não tem corrido mal!
E por aí? Como vamos de organização??

Sem comentários: