segunda-feira, maio 29, 2017

Coisas que mudaram a minha vida e podem muito bem mudar a sua. Hoje - o estacionamento!



Num tempo em que os smartphones são omnipresentes nas nossas vidas, e dado que não sou dada a selfies ou a fotografias constantes (prefiro mesmo ver as coisas com os meus olhos, do que vê-las através de um rectângulo, meio desfocadas), tento tirar o máximo partido do meu queridíssimo iphone pondo-o a trabalhar para mim sempre que possível. Tenho dezenas, senão centenas de aplicações, que vou descarregando, experimentando e, na maior parte das vezes descartando porque não cumprem. É certo que, com poucas e honrosas excepções, só descarrego aplicações gratuitas, o que explica, provavelmente, a falta de 'cumprimento' a que me refiro. Há, no entanto, de entre as apps gratuitas, muitas que são verdadeiramente fantásticas, e algumas mesmo revolucionárias.
Aqui fica a minha experiência com uma delas*

 Sabem aquele momento em que, após 15 minutos às voltas conseguem finalmente encontrar lugar para estacionar, páram, começam à procura de moedas para o parquímetro e... cinco cêntimos, mais um cêntimo, mais uma moedinha de dois ... não chega nem para o mínimo? E sítio que troque notas? E MB para levantar notas para trocar depois ... onde? Sabem quando estacionam por 10 minutos e só têm uma moeda de um euro, ou de dois euros? E quando o parquímetro mais perto está avariado? E o outro a seguir fica com as moedas e não imprime o ticket nem as devolve? E quando vão para uma reunião que, supostamente, durará 1h e se prolonga por mais meia hora, e outra, e mais outra? Estão a sentir os nervos? A irritação? O desespero??? ... Esqueçam!

Resultado de imagem para epark
Com a ePark, da EMEL, os problemas com o pagamento do estacionamento acabaram para sempre.
Basta descarregar a aplicação, criar uma conta, associar uma ou mais matrículas a essa conta, carregar a aplicação com uma quantia pré-determinada (10 euros é o carregamento mínimo), meter a primeira e seguir em frente.
Quando estaciona, a aplicação reconhece a zona em que está, diz-lhe se o estacionamento é pago ou não, e permite-lhe introduzir o tempo estimado de estacionamento, dizendo-lhe, imediatamente, quanto vai pagar. Quando clica em 'Iniciar Estacionamento' o tempo começa a contar e o valor é substraído ao montante que carregou previamente.
Até aqui, é bom, mas o melhor é que se, por acaso, demorar menos tempo do que o inicialmente previsto, pode dar por terminado o estacionamento e SÓ PAGA O QUE EFECTIVAMENTE GASTOU (há um pagamento mínimo obrigatório, como nos parquímetros, que creio que corresponde a 10 minutos).  Se, por outro lado, se demorar mais tempo do que o previsto, só tem de prolongar o tempo de estacionamento na aplicação e pode continuar sem se preocupar com eventuais multas de estacionamento.
Outras coisas boas:
O carregamento é fácil, e tanto pode ser feito numa caixa MB (a aplicação emite uma referência), como através do PayPal, no momento e onde estiver. Pode pedir fatura, que lhe é enviada por email, imediatamente. Pode ativar um alarme para se lembrar que o estacionamento está a acabar. Pode usar a mesma conta para mais de uma matrícula (embora não tenha a certeza se o pode fazer ao mesmo tempo...).
Para mim, a única coisa má do ePark é, tanto quanto sei, só estar disponível em Lisboa. Por mim forrava o país com aquilo isto, claro, se não pudesse acabar de vez com o estacionamento pago. Mas isso são outros quinhentos ...!


* Este post não é patrocinado por nenhuma empresa ou marca, e corresponde apenas à minha opinião e análise pessoal sobre a aplicação nele mencionada.

Sem comentários: