domingo, maio 07, 2017

Comecemos a semana produtivaMENTE


Segunda feira é dia de recomeçar e para que durante esta semana consiga fazer tanto ou mais do que faria numa semana sem tolerância de ponto na sexta feira, deixamos-lhe umas sugestões muito fáceis de aplicar ao seu dia a dia.


1. Reserve 5 minutos para si, antes de começar a trabalhar.
Durante esses cinco minutos passe em revista as coisas que precisa, em absoluto, de fazer durante o dia. Faça isto antes de começar a responder a emails ou a fazer telefonemas. Atribua prioridades e siga para o ponto seguinte.

2. Faça uma lista nova todas as manhãs.
Quer seja uma lista no computador, numa aplicação do telemóvel, num bloco de notas ou na sua agenda, a ideia é usar um e apenas um destes meios, para não se dispersar, e fazer uma lista nova a cada manhã.


3. Use um sistema de Alerta Vermelho
Faça uma cruz a vermelho ou sublinhe a vermelho as suas prioridades do dia. Desta forma, com uma simples olhadela consegue ver logo o que é mais importante.


4. Faça Check Ins durante o dia
Estabeleça alturas do dia para fazer uma revisão do que queria fazer e do que foi feito. As coisas estão a correr como pensava? Está a conseguir tratar das prioridades? Precisa de ajustar a sua lista? Faça-o!

5. Planeie interrupções
Não caia na asneira de preencher todos os minutos do dia com reuniões ou afazeres. Inevitavelmente vai ter de tratar de assuntos inesperados e vão surgir interrupções. Reserve um tempo para isso e, se possível, trate dessas 'surpresas' nas alturas estipuladas.


6. Use esta regra de três simples
Quando pegar num documento ou papel leia-o e, em seguida, use esta regra:

             1- ARQUIVE-o, se for um documento importante e que seja para consulta futura
ou
             2- FAÇA o que tem a fazer a propósito desse documento - mande um email, faça um telefonema, pague, se for uma conta, ou passe a um colega. Em suma... trate do assunto. Se não puder fazer nada de imediato, faça um scanner e guarde o documento no seu computador.
ou
             3- RECICLE - coloque na destruidora de papel ou rasgue e deite no caixote dos papéis,


7. Tome nota do que está a correr bem ou mal.
Durante o dia, vá reparando como estão a correr as coisas. O seu método de trabalho está a resultar? A colaboração com os colegas também? Precisa de atribuir mais tempo a determinada tarefa?
Vá fazendo uma espécie de diário com esta avaliação. É pensando sobre as coisas, e avaliando o que resulta ou não resulta, que se pode melhorar significativamente a forma como estamos no trabalho.


8. Reserve 5 minutos para si antes de sair do escritório.

Reveja a lista que fez de manhã, risque o que ficou feito e acrescente o que é importante fazer no dia seguinte. Assim, amanhã poderá começar o seu dia de trabalho a riscar o primeiro item da lista, ainda sem ter feito nada!


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