quarta-feira, maio 03, 2017

Quer ser mais feliz? Ponha-se em ordem!


Para além de reflectir quem somos, a forma como usamos o espaço que nos rodeia tem uma influência real e fortíssima na forma como nos sentimos.

Quando temos a cabeça a mil, quando a dúvida e a insegurança tomam conta de nós,  e quando não nos damos nem tempo para reflectir no que nos vai acontecendo, tendemos a largar objectos por aqui e por ali, a procurar as coisas ansiosamente no interior das gavetas, deixando-as num caos, a largar os papéis, a carteira ou as chaves onde calha, a deixar copos, chávenas, pacotes de snacks ou embalagens de chocolate e respectivas pratas amachucadas por cima dos móveis ou sofás da sala ...enfim, quando a nossa cabeça está um caos a tendência é que esse caos se estenda ao que nos rodeia.

Infelizmente, o inverso também é verdade. Se arrumação não é a sua palavra de ordem, o mais natural é que se irrite mais do que seria necessário à procura das meias ou da t-shirt que queria usar hoje e não encontra, que perca tempo a dobrar ao constatar pela décima vez que a pasta de dentes acabou seja, finalmente, obrigado a ir buscar uma nova (que, só por acaso, também não consegue encontrar) ou que desespere a percorrer todas as divisões da casa e a revirar as almofadas do sofá à procura das chaves do carro para poder, finalmente, sair de casa.

Está provado que a ordem gera calma, e a calma gera ordem e que ambas contribuem para nos sentirmos melhor e mais realizados. Não só porque a vida fica mais fácil quando sabemos onde estão as coisas, mas porque a arrumação nos dá a sensação de controlarmos a nossa vida, e isso sabe muito, mesmo muito bem.

Assim sendo, sugerimos-lhe que ponha a sua vida em ordem! Não exactamente a sua vida amorosa, ou profissional, para já,  mas a vidinha de todos os dias, a que é a base de tudo o que fazemos.
É claro que não vai conseguir mudar tudo de um dia para o outro, e  que só de pensar em arrumar todos os armários, gavetas e cantinhos da sua casa  se possa até sentir agoniado.  Mas há meia dúzia de coisas que pode fazer que vão dar resultados imediatos e muito satisfatórios, e que vão contribuir para uma motivação extra para continuar e quiçá ir mais longe nas arrumações.

Aqui ficam umas dicas:



Antes de sair de casa:

Faça SEMPRE a cama (pode ser só puxar as orelhas ao edredon e ajeitar as almofadas).

Ponha a roupa suja no cesto.

Tape os frascos e tubos de dentífrico à medida que os for usando.

Passe o lavatório por água.

Descarregue o autoclismo antes de sair e deixe lixívia ou um líquido próprio, e deixe ficar.


Depois de chegar a casa:

Ponha chaves, carteira e correio sempre no mesmo sítio.

Na preparação dos alimentos, vá deitando o lixo no lixo.

Arrume a loiça na máquina depois das refeições.

Antes de sair da cozinha, borrife o lava loiças e os balcões com detergente e passe um pano.

Antes de ir dormir, dê uma volta à casa e apanhe coisas que estejam no chão ou fora do lugar e arrume-as ou deixe-as num cesto de coisas para arrumar.


No escritório, em casa, no carro, seja onde for:

Marque 15 minutos no temporizador e dedique esse tempo à arrumação. Pode ser qualquer coisa:  a sua secretária, uma prateleira da cozinha, uma gaveta da casa de banho, o cabide da entrada, o porta luvas do carro ....

Se fizer isto todos os dias, a pouco e pouco tudo à sua volta vai ganhando uma nova ordem ... e você vai ganhando uma nova calma.

P.S. - Se não acredita no que leu, olhe para a fotografias que se segue, e diga lá se não lhe provoca, de imediato, uma sensação de mau estar. Um contraste notável, se comparar com a sensação ao ver as fotos anteriores, verdade??



Sem comentários: