terça-feira, maio 02, 2017

Quando a segunda feira calha à terça ou OITO PASSOS PARA MANTER A MOTIVAÇÃO





Voltar ao trabalho depois de mini-férias ou feriados vários não é coisa muito fácil. Por isso, hoje é necessária uma dose extra de motivação para fazer desta uma boa semana de trabalho.
Como não queremos que lhe falte nada, e muito menos motivação, deixamos-lhe aqui um plano para manter motivado em apenas 8 passos.
Vamos experimentar?

1. Use motivadores visuais

Um 'print' ou uma fotografia de ecrã com uma frase ou imagem inspiradora podem ajudar a manter o foco e a motivação.

2. Rodeie-se de pessoas positivas

Procure os seus amigos ou conhecidos mais entusiastas e positivos e fale com eles com mais regularidade. Às vezes, uma breve troca de ideias interessantes, mesmo que seja só num chat, opera milagres na nossa disposição.

3. Continue a aprender

Leia e aprenda o máximo que puder sobre os assuntos relacionados com os seus projectos. Quanto mais aprender, mais confiante se vai sentir, e quanto mais confiante mais fácil será manter um elevadíssimo nível de motivação.

4. Veja as coisas pelo lado positivo

Não se deixe ir abaixo ao primeiro obstáculo que encontrar. Tente perceber o que pode aprender com esse obstáculo, e em vez de desistir, use a sua energia de forma positiva, para procurar formas de o ultrapassar.

5. Páre de pensar

Faça! Se lhe faltar a motivação para trabalhar no seu projecto mais importante, comece a trabalhar noutro qualquer. Pode, até, ser uma coisa absolutamente trivial. A verdade é que começar é o mais importante. Uma vez em andamento, logo reencontrará a sua direção principal.

6. Conheça-se a si mesmo

Todos temos alturas do dia ou da semana em que estamos mais activos, mais bem dispostos, e outros em que funcionamos melhor. Durante uns dias vá estando atento aos seus padrões de comportamento. Rapidamente irá perceber quais as suas melhores horas do dia, e quais os melhores dias da semana. Depois, é só tirar partido disso para organizar o seu trabalho.

7. Registe os seus progressos

Faça um gráfico, ou uma tabela, ou um mapa dos seus projectos, onde possa registar os seus progressos. Ver a coisa 'a andar' é motivação garantida.

8. Ajude os outros

Ajude os seus amigos e colegas a manterem-se motivados. Estar no meio de pessoas motivadas ajuda-nos a entrar no espírito imediatamente. Partilhe com eles as suas ideias e oiça o que têm a dizer sobre o assunto.


E, para finalizar, uma oferta extra! O ponto 9:


9. Se em vez de 8 passos só conseguir pôr em prática 4, 7 ou mesmo apenas 2, PARABÉNS! O importante é ter consciência da necessidade de alimentar a sua motivação e ir fazendo alguma coisa por isso. Mesmo que não seja muito! ;)


Sem comentários: